Fale conosco pelo WhatsApp

O que é cárie?

Studio Odontológico BBG
Home / Cáries / O que é cárie?
O que é cárie

O que é cárie?

Nesse artigo, você irá entender melhor o processo que envolve o surgimento da cárie no dente, assim como, irá aprender as formas para sua prevenção e os tipos de tratamento.

Muito mais que um problema estético a cárie constitui um sério problema de saúde. Então vamos entender melhor no decorrer desse texto!

O que é cárie?

Cárie dental é um processo de perda de minerais (desmineralização) por deterioração do esmalte, gerando uma cavidade no dente, e consequentemente, um comprometimento de toda estrutura.

Essa deterioração do dente está diretamente relacionada, com os hábitos alimentares, estilo de vida, higiene oral, hereditariedade e microbiota oral.

Outra informação importante, é que todas as pessoas estão sujeitas a ter cáries, embora elas sejam muito mais comuns em crianças.

Quais são os tipos de cárie dental?

Existem pelo menos três tipos de cárie: coronária, radicular e recorrente.

Cárie coronária:

Aparece entre os dentes ou nas superfícies de mastigação. É o tipo mais comum atingindo qualquer idade.

Cárie radicular:

Conforme envelhecemos a gengiva se retrai e partes da raiz do dente ficam expostas. Sem a proteção do esmalte nessa região, com áreas expostas, a deterioração ocorre com facilidade.

Cárie recorrente:

É quando a deterioração acontece em volta das restaurações e coroas existentes.

Quando não tratada além de destruir o dente e atingir a polpa (nervo), pode desenvolver uma área de infecção (abcesso) na ponta da raiz. Uma vez formado o abcesso, as alternativas de tratamento são através do tratamento do canal, de cirurgia ou da extração do dente.

Como a cárie se forma?

Para entender melhor o processo de formação de cárie é preciso saber que diversos tipos de bactérias vivem em nossa boca formando uma película chamada biofilme dental que interage a todo o momento com os alimentos que ingerimos.

Cada vez que nos alimentamos um banho ácido acontece sobre os nossos dentes. As bactérias que vivem na boca interagem com o alimento e produzem resíduos em forma de ácidos. Esses ácidos são os responsáveis pela desmineralização dos dentes e a falta de cuidados leva a lesão conhecida como cárie.

Nosso corpo, através da saliva, neutraliza esses ácidos e reconstroem as áreas do dente que foram lesionadas em um processo chamado de remineralização.

Essa é a maneira orgânica de proteção dos nossos dentes porém sozinha não é capaz de proteger e prevenir nossa saúde bucal.

Como saber se tenho cáries?

O diagnóstico apenas o seu dentista poderá falar com precisão. Ele investigará dente por dente ou poderá recorrer a uma radiografia feita no próprio consultório.

No entanto, existem alguns sintomas que podem sugerir que você tenha cárie, como por exemplo, a dor de dente, dor ao mastigar, dor ou sensibilidade ao ingerir alimentos ou bebidas em temperaturas quentes ou frias, dor ou sensibilidade ao comer doces.

Como é feito o tratamento?

Logo que diagnosticado pelo seu dentista o tratamento já deverá ser iniciado. A restauração é realizada quando o esmalte estiver comprometido e nos casos mais graves pode ser necessário um tratamento de canal.

Como forma de prevenção, os dentistas podem aplicar selantes nos molares que apresentam os primeiros sinais de cárie dentária.

Como você já aprendeu, o processo de lesão é contínuo devido à presença permanente de bactérias na boca. Quanto maior for o tempo sem tratamento, maior será o dano dental, podendo atingir a raiz do dente e desenvolver abcessos ou até perda total do dente.

Como prevenir as cáries?

A prevenção deve começar desde muito cedo, mesmo antes da erupção dos dentes. Os pais devem dar o exemplo para os seus filhos e estimula-los sempre escovar os dentes após as refeições.

A escovação e o uso diário do fio dental irão ajudar a reduzir a quantidade de biofilme dental (placa bacteriana) em sua boca e deixar as gengivas saudáveis. Invista em um bom creme dental com flúor para reforça as estruturas dos dentes. Os enxaguantes bucais antibacteriano reforçam esses cuidados.

Os cuidados devem se estender a alimentação como a diminuição de ingestão de alimentos açucarados ao longo do dia, pois estimulam a produção de mais ácidos pelas bactérias da boca.

As avaliações regulares do seu dentista são essenciais para sua saúde e de sua família. Invista em cuidados preventivos para evitar maiores problemas e mantenha um sorriso saudável bonito.

Se você gostou desse artigo também pode se interessar por esse tema  Por que um sorriso bonito é tão importante?

Referências: Colgate OralB

Este artigo tem como objetivo informar e transmitir conhecimento sobre tópicos globais de saúde bucal. Esse conteúdo não substitui uma avaliação, orientação, ou diagnóstico de um profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou especialista. Agende sua consulta clicando aqui (11) 996561240

Posts Recentes

Depoimentos

Categorias

Contato